Resenha – Extraordinário

 

O livro foi escrito pela R. J. Palacio e publicado pela intrínseca. E conta a história do August de apenas 10 anos, que nasceu com uma síndrome genética rara na qual lhe resultou em diversas cirurgias e complicações médicas. Confira o trailer aqui

Por esse motivo, Auggie possui o rosto completamente deformado e, apesar de se enxergar como uma criança comum, ele sabe a reação que causa nas pessoas e convive com o preconceito. As crianças gritam e choram quando o veem. Os adultos olham com repulsa.

Por conta de todas as cirurgias, August não frequentou a escola e tudo que ele aprendeu foi lhe ensinado por mãe. Agora, com 10 anos, ele não precisa fazer uma cirurgia nem tão cedo. Então, seus pais decidem que está na hora dele ir para uma escola, conviver com outras crianças, sair um pouco do casulo.

Os primeiros dias de qualquer criança em uma escola nova sempre é complicado, agora imagine se essa criança possui uma aparência tão incomum?

A história é narrada em primeira pessoa inicialmente pelo próprio August, e apesar de tratar um assunto tão sério como o bullying, possui uma leveza impressionante. Você ri, se emociona, sente angustia, chora e o mais importante se autoavalia e aprende.

Aprendi da forma mais genuína o significado de empatia e resiliência. No decorrer da história, me coloquei diversas vezes no lugar de August e refleti cada ação, cada momento, cada micro pensamento que tive no decorrer da vida. E como, apesar de termos uma vida tão normal, muitas vezes reclamamos de praticamente tudo que nos cerca.

August vai passar por situações muito difíceis, mas ao longo do livro você se apega ao personagem e percebe o quanto ele evolui.

O mais incrível desse livro, é que ele começa sendo narrado pelo August, mas apresenta algumas divisões que traz o ponto de vista de outros personagens da história, fazendo com que você consiga ter uma visão de 360º da situação e como as outras pessoas que o cercam o enxergam.

O ponto central é saber respeitar as diferenças e enxergar uma pessoa pelo que ela é por dentro, colocando de lado os julgamentos e preconceitos.

Aproveite e adquira já o seu clicando na imagem a baixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s