Resenha – Curta-Metragem “Acorda Raimundo… Acorda!

Em 1990, Alfredo Alves foi o roteirista e diretor responsável pelo curta-metragem “Acorda, Raimundo… Acorda!”, que suscitou no questionamento das relações de gênero e o posicionamento da mulher dentro da sociedade e da família.

Assista ao curta-metragem:

Fonte: PSTU Taboão da Serra

No enredo o personagem Raimundo, estrelado por Paulo Betti, acorda com os papeis familiar e civil invertidos. Onde sua esposa Marta (Eliane Giardini) obtém o ofício de constituir a renda doméstica, enquanto o marido recebe as atribuições do lar.

A abordagem intenta disseminar a reflexão quanto à desigualdade de gênero, assim como a violência contra a mulher seja ela psicológica, física ou emocional. O contraste da inversão torna-se evidente, a partir do momento em que Raimundo enfrenta situações rotineiras, rotuladas pela sociedade machista como natural do sexo feminino, são elas: cozinhar, passar, cuidar dos filhos e ser absurdamente submissa e dependente emotivo e financeiramente.

O movimento feminista é indiretamente mencionado, reforçando a existência do reexame da realidade, pelas forças conservadoras, quanto à disposição do ofício da mulher referente a sua contribuição social.

Outra crítica levantada é quanto a participação do homem dentro do convívio familiar, que por muito tempo esteve restrito apenas em trazer o sustento. Embora atualmente esteja perceptível que essa contribuição careça de ir mais além, auxiliando no desenvolvimento cognitivo dos filhos e na construção do caráter e dos valores éticos e morais dos mesmos.

O curta-metragem traz um tema pertinente a atualidade, além de possibilitar sentimentos empáticos quanto aos personagens e a situação proposta, aliando o olhar crítico e o questionamento às ideologias obtidas como naturais já arraigadas na sociedade.  Ele deve ser destinado ao coletivo e pode ser utilizado, principalmente, em debates acadêmicos.

Fonte da imagem de capa: Blog Estágio Supervisionado em Ciências Sociais Unicamp
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s