Resenha – Documentário “Lixo Extraordinário”

O documentário “Lixo Extraordinário”, retrata a agressão ecológica que o descarte errôneo dos resíduos sólidos ocasiona no meio ambiente, assim como evidencia quanto o contraste da desigualdade social, a má redistribuição de renda, a falta da aplicabilidade das políticas educacionais e inclusão social, afetam inúmeras famílias, cujo a responsabilidade é negligenciada pelo Estado. E, como a arte e o conhecimento podem metamorfosear a vida de incontáveis pessoas.

Assista ao documentário abaixo:

Fonte: ABC dos Resíduos Sólidos

O artista plástico renomado Vik Muniz elaborou um projeto, onde almejava unir o “lixo” à arte. Demonstrando interesse no maior aterro sanitário do mundo (Jardim Gramacho – RJ), visualizou a oportunidade para introduzir seu planejamento, intentando conhecer e modificar a realidade dos indivíduos que lá viviam em condições subumanas.

Ao chegar, conhece o administrador do aterro, que explana sobre o descarte consciente e a relação existente entre o lixo e o meio ambiente. Ele expõe um dado muito relevante: os catadores recolhem cerca de 200 toneladas de materiais recicláveis, remetendo assim, a falta de cumprimento da lei 12.305/10, referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual, em uma das subseções, torna explícito que a responsabilidade do descarte correto dos resíduos cabe a todos, seja pessoa física ou jurídica e ao Estado.

Além da questão ambiental, Vik se depara com histórias emocionantes relacionadas a como alguns dos catadores chegaram até ali, retratando o lapso quanto à educação, informação e inserção destas pessoas à sociedade.

O documentário não se restringe ao aterro sanitário. Vik conhece a moradia dos catadores. A falta de saneamento e infraestrutura dos bairros mais pobres impressiona. A exclusão social é mais que evidente.

No projeto, as pessoas aprendem em transformar em arte o seu objeto de trabalho. Abrem os horizontes para algo que lhes é negado. Conhecem e vivem outra realidade e através destas experiências, percebem que não querem retornar à vida que lhes foi imposta. Isso faz perceber que a arte tem a capacidade e é fator de mudança. Faz despertar a humanidade, o desejo de ver além, de ajudar o próximo e metamorfosear a sociedade.

Fonte da foto de capa: Ultra Downloads

Conheça também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s