7 DICAS PARA UMA EXCELENTE APRESENTAÇÃO ACADÊMICA EM POWERPOINT

Nos últimos cinco anos, os quais tenho estado no meio acadêmico (2012-2015 Administração de Empresas, 2016-hoje Economia Doméstica), pude observar de perto, nos seminários, um pouco de incompreensão acerca do uso dos slides.

As pessoas, em sua maioria, copiam boa parte do texto do trabalho escrito e colam nos slides, a apresentação resume-se à leitura do mesmo e/ou escolhem esquemas de cores inadequados, que prejudica a legibilidade do conteúdo, e/ou utilizam fontes mínimas que os espectadores, a partir da segunda fileira, não conseguem enxergá-la. E o pior, colocam vídeos que duram 15-30 minutos que a torna (a apresentação) exaustiva.

O recurso gráfico serve, justamente, como um “guia” para que o apresentador não perca sua linha de raciocínio, ou até mesmo que não se afaste da linha de pensamento proposta, além de tornar sua apresentação ilustrativa, dinâmica e reter a atenção do público em geral e não só dos avaliadores.

Através deste post, apresento algumas dicas simples as quais tornarão suas apresentações em PowerPoint mais atraentes e úteis, mostrando alguns erros mais comuns e maneiras de como evitá-los.

1. Aproveite o espaço dos slides

Ajuste a proporção de visualização dos slides de Padrão (4:3) para Widescreen (16:9), desta forma você aproveita mais espaço na tela de exibição, seja TV ou data show, tornando sua apresentação mais legível ao eliminar as tarjas ao redor, como pode ser visto na imagem abaixo:

1 - PROPORÇÃO - estante amarela

Nas aplicações mais atualizadas, como o Microsoft Office 2010 em diante,  a função já vem ativada por padrão. Mas, se você perceber que seu software está desconfigurado, basta seguir o passo-a-passo descrito abaixo:

1 - PROPORÇÃO 2 - estante amarela.jpg

2. Não utilize os temas padrões, seja criativo!

Os temas padrões são abstratos, use sua criatividade e elabore um tema que remeta ao tema da sua apresentação. Cuidado com excessos de imagens, elas não devem se sobrepor ao conteúdo, precisam ser singelas e com significado notório.

TEMAS 2 - ESTANTE AMARELA

Para tanto, utilize a função Slide Mestre. Dê preferência para o fundo na cor branca e evite pôr muitos detalhes na área central onde estará o conteúdo do seu trabalho, a fim de não prejudicar a legibilidade.

Para criar um tema, pesquise imagens, de preferência no formato .png, no google e/ou vetores (é só adicionar esses termos na busca), copie-as, cole e redimensione-as no(s) local(is) desejado(s) e/ou utilize as Formas e/ou pesquisa de imagem online do próprio PowerPoint. Edite apenas os três primeiros slides que aparece na função de Slide Mestre, esses são suficientes para a criação do tema.

slide mestre 2 - estante amarela

Formas e imagens online:

slide mestre 3 - estante amarela

3. Evite o excesso de textos e cuidado com a fonte!

Os slides com excesso de texto, tornam a apresentação cansativa e pode atrapalhar o apresentador, este podendo se perder em meio à tantas palavras. Dê preferência em colocar tópicos, palavras-chaves, ilustrações, fotos, tabelas, gráficos, esquemas e vídeos curtos. Tudo isso, favorece à dinamicidade, retém a atenção e funciona como ferramenta, pois ao visualizarmos imagens relacionadas ao assunto, rapidamente somos remetidos aos conceitos, lembrando então da fala sem perder a linha de raciocínio. Fique atento aos erros de português! solicite aos integrantes do grupo que analisem os slides para verificar se algo passou despercebido.

excesso de texto - estante amarela

Use fontes padrões como: Arial ou Calibri. Fontes muito desenhadas dificultam o entendimento.  Dê preferência a fontes grandes de, no mínimo, tamanho 18, pois não é só você que precisa ver, mas, preocupe-se com quem está sentado na última cadeira da sala, ela precisa enxergar. Portanto, tenha noção da dimensão do espaço que terás para a apresentação.

A ordem dos slides deve seguir o fluxo do trabalho escrito. Não dispense de, na introdução, colocar os objetivos (o que o trabalho almeja), a justificativa (o porquê foi feito), a metodologia (como e quais métodos foram utilizados). Após o desenvolvimento (conteúdo do trabalho em si), coloque as considerações finais ou conclusões acerca do tema, mesmo nas apresentações mais simples.

4. Crie esquemas com o SmartArt

smartart

smartart - estante amarela

Para criar mais tópicos aperte ENTER e subtópicos, depois de ENTER aperte TAB (botão acima do CAPS LOCK). O esquema se redimensiona automaticamente na medida em que novos tópicos são adicionados/excluídos. Cuidado para não adicionar informação de mais e o esquema ficar com letras pequenas demais para enxergar. Caso necessário, divida-o em dois, ou mais, slides.

smartart 2 - estante amarela.png

Escolha a paleta de cores, mas cuidado com a legibilidade. Se necessário, troque individualmente.

smartart 3 - estante amarela

slide mestre 4 - estante amarela

Cuidado com a escolha das cores:

smartart 5 - estante amarela.png

5. Fique atento à qualidade das tabelas e gráficos

Às vezes, é necessário pôr uma tabela ou gráfico específico sendo indispensável para expor os resultados propostos. Muitas vezes, as pessoas simplesmente copiam esta informação e colam nos slides sem observar, por exemplo, se está embaçado, pixelado ou ilegível. Diante desta situação, não precisa deixar de usar a tabela/gráfico, mas refaça-os. Lembre-se de colocar as fontes referenciais (origem/autor) dos dados, para que não se configure como plágio.

qualidade de tabelas e gráficos - estante amarela

6. Utilize vídeos de curta duração

Vídeos são úteis para ilustrar ou tornar algo abstrato um pouco mais tangível, mas ele não deve apresentar o trabalho por você! Nada de usar videoaulas de 10-30min! Dê prioridade a animações, depoimentos e entrevistas que sejam curtas, no máximo 3 minutos. O vídeo é um complemento e não a apresentação em si.

Se for utilizar este recurso, o conteúdo deve estar ligado à explicação, como forma de exemplificação. Também não vá encher os slides de vídeos curtos, dois, no máximo, são mais que suficientes, senão ficará cansativo lhe assistir. Antes de escolher o vídeo, leve em consideração a qualidade do áudio e da imagem.

6.1 Como baixar vídeos do Youtube

Para fazer o download de vídeos não é necessário instalar programas. Utilize esta ferramenta online ela é muito fácil de utilizar.

baixar vídeos youtube - estante amarela

baixar vídeos youtube 2- estante amarela

baixar vídeos youtube 3- estante amarela

Pronto, é só aguardar!

6.2 Como colocar vídeos no slides

Prefira colocar os vídeos por último, deixe o espaço dele reservado e finalize seus slides. Quando o fizer, salve o vídeo que deseja inserir e o slide no Pen drive que será utilizado na apresentação. Depois, abra o slide salvo no Pen drive e insira o vídeo a partir dele, pois quando inserir o vídeo o programa salvará o caminho de onde está salvo, seja HD interno ou Pen drive. Logo, se você selecionar o que está salvo no HD interno do computador, ele não abrirá na hora da apresentação.

vídeos no slide - estante amarela

7. Faça cópias do Slide

O ideal é que, depois de finalizado, além da cópia usual no Pen drive, faça cópias na nuvem (Dropbox ou Google Drive, por exemplo) e em outros dispositivos (celular ou tablet), pois eventualidades podem acontecer, mais comumente: assaltos à ônibus, perda do Pen drive,  ele inclusive pode queimar ou pegar um vírus que destrua os arquivos. Envie por e-mail para todos os integrantes do grupo, se por algum motivo a pessoa que levaria os slides faltar, os demais poderão valer-se de suas cópias. Se coisas assim acontecerem, a apresentação não será prejudicada.


DOWNLOAD


E então, gostou das dicas? Espero ter contribuído de alguma forma para o seu aprendizado! se por eventualidade você localizou algum erro no post, deixe nos comentários para que o mesmo seja corrigido. Se tiver mais algumas dicas, abra uma discussão construtiva nos comentários!


Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Rogheryn Gilbert Sardothien disse:

    Gostei.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s